O governo australiano, através do Gabinete Australiano de Salvaguardas e Não Proliferação (ASNO), especificou um workshop da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) sobre segurança nuclear e como esta contribui para a utilização de importação de tecnologia nuclear e radiológica em Melbourne na semana passada .
Juntos, os 40 participantes, de 20 países, trabalharam coletivamente na compreensão e melhoria da segurança nuclear no Indo-Pacífico. O workshop foi orientado pelas necessidades de segurança nuclear dos países das Ilhas do Indo-Pacífico e para aumentar a conscientização sobre o mecanismo do Plano Integrado de Sustentabilidade de Segurança Nuclear (INSSP) que a AIEA oferece.
Após uma semana de estudos de caso, exercícios baseados em cenários, uma visita às instalações e laboratórios especializados da Agência Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear (ARPANSA) e compartilhamento de experiências no desenvolvimento de capacidades de segurança nuclear, os participantes emergiram com maior Esclarecer sobre o que pode trabalhar para eles e um entendimento coletivo sobre os desafios da segurança nuclear.
O Diretor Geral da ASNO, Dr. Geoffrey Shaw, disse que o fortalecimento da segurança nuclear na Austrália e na região é um pilar central do trabalho da ASNO.