Durante a abertura de abertura, a diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, destacou a importância que a especialização tem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e parabenizou os estudantes. “Os nossos aplausos vão para vocês [as/os alunos] pela escolha de estar aqui e de investirem no conhecimento”, disse.
A pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Betina Bittencourt, falou que “um curso que está na sua 42ª edição certamente é um curso muito profícuo, que dá retorno para a sociedade, e a interação entre as instituições são fundamentais para melhores resultados”.
A coordenadora de ensino de pós-graduação da ESP/RS, Carla Albert, explicou que o processo que selecionou 40 novos pós-graduandos teve início em dezembro de 2023. “Assim como nas edições anteriores, a seleção de alunos foi por macrorregião de saúde , ações afirmativas e amplo acesso. Uma vez selecionada, a composição da turma, na sua maioria é composta por mulheres, com diversidade de formações e locais de atuação”.