“Fallout”, a série pós-apocalíptica que estreou esse mês (abril) no Amazon Prime, deverá mudar-se para a Califórnia para sua segunda temporada, graças a $25 milhões em créditos fiscais da Califórnia.
A Comissão de Cinema da Califórnia anunciou na segunda-feira que concedeu $152 milhões em incentivos fiscais a uma dúzia de programas de TV.
A lista também inclui dois programas de Ryan Murphy, “Dr. Odyssey” na ABC e “Grotesquerie” na FX, bem como “NCIS: Origens”, um programa prequela previsto para a próxima temporada na CBS.
Fonte: https://variety.com/
“Fallout” tem o maior orçamento de todas as séries, com $153 milhões em despesas qualificadas para a temporada. A primeira temporada foi produzida principalmente em Nova York, com algumas filmagens em Utah.
A Amazon também foi premiada com mais $14.6 milhões para um show sem título chamado “Força-Tarefa”, enquanto a Warner Bros. Discovery recebeu $20.2 milhões para um programa chamado “Latitude” e $12.2 milhões para “The Pitt”, um programa hospitalar estrelado por Noah Wyle e ambientado em Pittsburgh.
O incentivo fiscal da Califórnia é principalmente voltado para atrair programas de TV que já começaram a produção em outro estado ou no exterior. Tais programas recebem um crédito no valor de 25% de suas despesas qualificadas e também recebem 20% em cada temporada subsequente.
No geral, o estado concede cerca de $330 milhões anualmente, com 57% destinados a programas de TV e 43% a filmes. O crédito é destinado a combater a “produção fugitiva” – a tendência de produções buscarem incentivos fiscais em outros estados e em países como Canadá e Reino Unido.
Os estúdios se candidatam aos créditos da Califórnia durante várias rodadas de financiamento a cada ano, e os créditos são concedidos com base em sua potencial criação de empregos.
“Fallout” vem de Jonathan Nolan e Lisa Joy, os criadores de “Westworld”, e é baseado em uma franquia popular de videogame.
Mesmo quando um programa recebe créditos fiscais para se mudar para a Califórnia, isso não garante que ele realmente o fará.
Há um ano, a Amazon recebeu $25 milhões para realocar a segunda temporada de “Citadel” para a Califórnia. No entanto, o programa foi posteriormente retirado do programa, e o dinheiro foi devolvido ao fundo geral para outros programas.
Tem sido relatado que o programa começará a filmar sua segunda temporada em setembro, em Toronto.