País lidera em número de infecções com 6.976 casos registrados de janeiro a julho; episódios de transmissão de mãe para filho envolvendo morte fetal ainda estão sob investigação; doença é transmitida principalmente por picada por inseto conhecido como marium e por espécies do mosquito culex.
A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, emitiu um alerta epidemiológico sobre a identificação de possíveis casos de transmissão do vírus Oropouche, Orov, de mãe para filho na gestação, que estão sob investigação no Brasil.
O alerta recomenda reforçar a vigilância ante a possível ocorrência de casos similares em outros países com a circulação do Orov e outros arbovírus.
Brasil lidera número de casos
O patógeno é transmitido ao ser humano por meio da picada de um inseto comumente conhecido como maruim, bem como por espécies do mosquito culex.
Trending
- Guterres reforça importância de multilateralismo em reunião do Brics na Rússia
- Carbono azul tem potencial de mitigar crise climática, diz Aiea
- O Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita e Seus Movimentos Estratégicos
- Incentivos ao Crédito de Carbono no Brasil e o Mercado Exterior
- Especialistas antecipam debates da COP29 na Comissão sobre Mudanças Climáticas
- A democracia em jogo: os desafios da política brasileira no século XXI
- Sem acesso ao fundo eleitoral, Cristina Graeml do Partido da Mulher Brasileira avança para o segundo turno em Curitiba, demonstrando a força das mulheres na política, seguindo o exemplo de sua líder, fundadora do PMB 35.
- A Relação Entre os Movimentos de Rua e as Instituições Políticas