O Prêmio Internacional África Friends ocorreu no último sábado, 13 de julho, no Memorial da América Latina, homenageando diversas personalidades. Promovido pelo Instituto Azusa, o evento chegou à sua 9ª edição, contando com uma feira de empreendedores negros e diversas atrações culturais que abrilhantaram a cerimônia, como do Cantor Marcelo Gonçalves, Grupo Kuimba e o Grupo Olodum encerrou o evento de forma brilhante.
Entre os homenageados, o Instituto Brasileiro de Floorball – IBF recebeu reconhecimento por sua ação socioesportiva e cultural, que fortalece os vínculos familiares e sociais das crianças, além de promover a conscientização ambiental.
Na semana que antecedeu o prêmio, foi realizado o “Festival de Floorball África Friends” na Escola Estadual Rocca Dordall, em Guaianases, Zona Leste de São Paulo. Os atletas que participaram também foram homenageados no palco do Memorial da América Latina, (Alexsandro Henrique Lourenço Paixão, Daniel Ventura da Silva, Luiz Henrique Cordeiro de Souza, Natan Víctor Matías Silva, Pietro Henrique de Souza, Samuel Rodrigues de Moura, Samires Rodrigues de Moura, Brendon Paniagua, Keisy Gomes de Oliveira, Pedro Henrique Azevedo de Sá, Pedro Gabriel de Andrade Mário) juntamente com a diretoria do IBF (Wagner Rogério, Cláudio Fernandes, Leandro de Moura, Flávio Henrique, Vera Fenix, Sheila Almeida, Célia Pereira, Sara Santos, Carlos Alves, Adriana Araújo e Sandro Martins) Após as homenagens, o presidente do IBF, Wagner Rogério, comentou: “Queremos agradecer a homenagem e o reconhecimento pelo grande trabalho sócio esportivo e ambiental que estamos promovendo”, finalizou dizendo: “Isso nos dá mais vontade para continuarmos em nossa missão”.
O presidente do Instituto Azusa e idealizador do Prêmio, Comendador Sérgio Melo, destacou a importância de valorizar o esporte e a parceria institucional, apontando para novas possibilidades no futuro próximo. “Vamos estreitar os laços entre nosso país e os países do nosso continente-mãe, a África, e construir, através do esporte, um caminho humanitário entre nossos povos”, comentou o Comendador.